segunda-feira, 21 de março de 2011


Curiosidade da semana

 Março/3

Animais também têm sotaque

Os gibões, uma família de primatas natural da Ásia, também têm sotaque. É o que indica uma pesquisa realizada pelo Centro Alemão de Primatas, ao afirmar que, assim como os humanos, é possível identificar variações regionais na comunicação entre os gibões. Agora, os pesquisadores podem utilizar essas variações para identificar e localizar diferentes espécies do macaco.
Esses animais utilizam diferentes vocalizações, comparadas a canções, para se comunicar com os colegas, além de demarcar território. Concentrando suas energias em uma única frequência, os gritos são longos e característicos, adaptados para viajar por longas distâncias através da densa vegetação da floresta tropical.
Para realizar o estudo, os pesquisadores analisaram mais de 400 gibões oriundos de 92 grupos em 24 localidades – ao todo, seis espécies diferentes –, e relacionaram o grito com a espécie e localização dos macacos, assim como sua variação genética. Os resultados mostram que cada gibão possui uma maneira ligeiramente diferente de cantar, o que varia de local para local.
De acordo com os cientistas, ser capaz de identificar um gibão pelo seu canto permite um melhor controle de suas populações, visto que muitas vezes é difícil obter amostras genéticas dos animais e sua coloração pode variar dentro de uma mesma espécie.


http://hypescience.com/animais-tambem-tem-sotaques/

quinta-feira, 10 de março de 2011

CURIOSIDADE DA SEMANA
MARÇO/2

Cria rinoceronte-branco, zoo de Lisboa


             A cria de Rinoceronte-branco é o mais recente habitante do parque e promete fazer as delícias dos visitantes.
            O Jardim Zoológico Lisboa começou o ano de 2011 em festa, com o nascimento de uma nova cria de Rinoceronte-branco com cerca de 50 quilos. O pai tem cerca de 24 anos e a mãe cerca de 9 anos. Para celebrar o nascimento da cria de Rinoceronte-branco, o Jardim Zoológico lançou no dia 1 de Fevereiro o passatempo ‘Dá um nome ao Rino bebé do Zoo’.
         O participante que sugira o nome mais original e criativo receberá um KIT Padrinho, tornando-se padrinho oficial do Rinoceronte-branco bebé. O nascimento desta cria vem reforçar o compromisso e o desempenho do Jardim Zoológico de Lisboa na conservação das espécies, fortalecendo o seu índice de reprodução, um dos mais elevados da Europa.
Segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza, esta é uma espécie em perigo, muito ameaçada pela caça para o comércio do corno e pela destruição do habitat.
           O Jardim Zoológico convida todos os amantes dos animais e curiosos a visitar esta nova cria de rinoceronte-branco e ficar, assim, a conhecer melhor as suas características e particularidades.
         Aqui vão mais algumas informações acerca deste belo animal o Rinoceronte-branco: a sua distribuição nunca foi muito vasta mas é o maior e o mais numeroso dos rinocerontes. Difere do Rinoceronte-preto não exactamente pela cor da pele (pois ambas espécies são acinzentadas) mas sim pelo formato de seus lábios. O Rinoceronte-branco é pacato e inofensivo e é, depois do elefante, o maior mamífero terrestre, atingindo cerca de 2 metros de altura, 4 metros de comprimento e 4 toneladas de peso. Possui dois chifres na região frontal da cabeça, o maior dos quais na zona anterior e que pode atingir 1,5 metros de comprimento. Geralmente os cornos das fêmeas são menores que os dos machos. 



http://pescaecaca.com/jardim-zoologico-lisboa-nascimento-da-cria-de-rinoceronte-branco/



quinta-feira, 3 de março de 2011

CURIOSIDADE DA SEMANA
MARÇO/1

Cão que escapou de ser enviado pelo correio nos EUA


 
Cão apelidado de Guess é apresentado à fila de pessoas que se ofereceram para adopção, em Minneapolis, nesta sexta-feira. O animal de cinco meses foi descoberto quando funcionários do correio abriram uma caixa suspeita e viram que uma mulher tentou enviá-lo pelo correio para a Geórgia.

 
http://meusviralatas.blogspot.com/