segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

ANGARIAÇÃO DE BENS E ALIMENTOS

Olá a todos!

No fim-de-semana passado (28/29/30 jan) ocorreu uma angariação de bens e alimentos para a instituição "A cerca" no Pingo Doce (antigo Feira-Nova). E de imediato oferecemos a nossa ajuda e cooperação, voluntariando-nos a distribuir panfletos e a receber os contributos/donativos de pessoas que não ficaram indiferentes ao acontecimento.

A cerca é uma associação particular sem fins lucrativos que luta pela defesa, protecção, abrigo e tratamento de animais abandonados e em situação de risco. O seu principal objectivo é salvar os animais errantes e conseguir que sejam adoptados por pessoas que lhes ofereçam um novo lar. A associação vive essencialmente das quotas dos seus sócios e dos donativos de pessoas e entidades sensíveis à causa.

Iremos encontrar-nos no mesmo local no próximo fim-de-semana (4/5/6 fev) para o mesmo efeito. Não se esqueçam de contribuir, toda a ajuda (ainda que pequena) é necessária. 

Cooperem connosco, cedendo-nos:
  • Ração/comida cães e gatos
  • Trelas/coleiras
  • Toalhitas
  • Apanhadores de cabo
  • Vassouras (resistentes)
  • Detergentes de limpeza (sem amoniaco)
  • Detergente máquina de roupa
  • Baldes e esfergonas
Podem contribuir também com donativos:

  • NIB a cerca 0036.0091.9910.0062.8426.4
  • Telemóvel 968699785 / 960392452

Grupo E

CURIOSIDADE DA SEMANA

Janeiro/4

Golfinho conhece tigre


O staff de Six Flags Discovery Kingdom fez recentemente uma introdução que nunca poderia ser feita no selvagem.

Akaasha, um tigre de Bengala fêmea de 6 meses, é levada todos os dias a passear pelo parque.

Na quinta-feira, dia 5 de Março de 2009, o caminho levou-a para as instalações dos golfinhos, onde ela teve um encontro frente-a-frente com alguns deles.

A curiosidade levou a melhor de Akaasha e Mavrick, um golfinho de 14 meses que provavelmente está mais habituado a ver uma multidão de pessoas a olhar pelo vidro do tanque no parque da Califórnia.

Eles examinaram-se mutuamente de todos os ângulos possíveis – depois o golfinho soltou algumas bolhas para o tigre, como se estivesse a aprová-lo.

Mavrick levou a sua cabeça mais perto assim como Akaasha esticou-se para ficar mais próximo do vidro, talvez perplexos quanto à razão pela qual ela não sentiu o cheiro desta nova criatura estranha a sorrir para ela a partir de outro mundo.
Este pode ser o início de uma bela amizade.

http://www.golfinhos.net/pt/portal/noticias/265-golfinho-conhece-tigre.html

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

CURIOSIDADE DA SEMANA

Janeiro/3

Cães e gatos também doam sangue




       Assim como os humanos, cães e gatos podem precisar de transfusões de sangue. Para suprir o stock dos hemocentros veterinários da cidade, paulistanos ( nascidos ou residentes na cidade de São Paulo),  submetem os seus cães a uma nobre tarefa: doar sangue.
       “Antigamente, quando um cão precisava de uma transfusão, pedíamos para o proprietário trazer um outro cão de porte grande para a doação. Mas hoje em dia, o nosso trabalho é semelhante ao de um banco de sangue humano”, afirma Márcio Moreira, veterinário responsável pelo banco de sangue do Hospital Veterinário da Faculdade Anhembi Morumbi. Felizmente, avanços da medicina veterinária permitem que actualmente o sangue de cães e gatos seja armazenado por até 40 dias.
       Existem muitas vantagens em tornar o seu cão um doador. Para começar, ele salvará vidas de outros animais com doenças infecciosas, inflamatórias, que passam por tratamento oncológico ou sofreram acidentes. “O animal doador não recebe dinheiro pela doação, mas passa por um check-up gratuito, o que ajuda a prevenir doenças”, afirma Márcio. Caso precise de serviços hospitalares futuros, o cão ou gato também ganha descontos no hospital.
       O procedimento para doar é simples: o animal é levado ao hospital e é recolhida uma pequena amostra de sangue, que passará por 15 exames laboratoriais. Constatada a saúde do animal, este é cadastrado como doador, e pode fazer esse acto nobre a cada 40 dias. Hoje existem cerca de 300 animais cadastrados, e 80 são doadores frequentes.
       Durante a recolha, os gatos são sedados, para a sua comodidade (e a segurança dos veterinários, que não levarão "unhadas"). Já os cães permanecem acordados, e têm uma veia da pata ou do pescoço pinçada. A doação leva apenas de 10 a 15 minutos.
       “É muito difícil um animal passar mal, porque diferente de nós, eles não têm o medo psicológico da agulha”, diz Márcio. Como a equipa interage com o animal durante todo o processo, existem cães que quando chegam no hemocentro, vão directamente para a mesa de doação.

       “(...) Precisamos de ajuda na divulgação da importância da doação de sangue”, diz Márcio.

Para o seu cão doar sangue, entre em contacto com:
Banco de sangue HOVET – Universidade Anhembi Morumbi



http://meusviralatas.blogspot.com/

 

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Olá caros seguidores


Já estamos no facebook!


CURIOSIDADE DA SEMANA

Janeiro/2

Cachorro nasce com cor verde 


Apelidado de Hulk, filhote de labrador nasceu com a coloração esverdeada em Mairinque (Foto: Amanda Cóllo/Jornal da Economia)

Um dos filhotes de uma ninhada de labrador virou atração em Mairinque, a 65 km de São Paulo. Um treinador de cães espantou-se com o nascimento de um dos cachorrinhos, que nasceu com o pêlo esverdeado. A fêmea de labrador deu a cria no último dia 30, e o cãozinho, apelidado de Hulk, era o único cujo pêlo não tinha a cor amarela.
A pelagem diferenciada, segundo veterinários, é raro de acontecer. Esta pigmentação acontece pela exposição, durante a gestação, de uma substância chamada biliverdina, que faz parte da placenta. A reportagem da "TV Tem" constatou que o filhote já tinha perdido a coloração verde e que 
o pequeno cão agora estava com a pelagem branca.


www.meusviralatas.blogspot.com

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

CURIOSIDADE DA SEMANA

       O nosso grupo resolveu iniciar uma nova actividade denominada - Curiosidade da Semana. Com esta, pretendemos postar todas as semanas uma nova curiosidade relativa ao mundo animal.

 Janeiro / 1

Acariciar animais de estimação ajuda a proteger o corpo contra gripes e resfriados



          Estudos recentes apontaram o que ajuda o organismo a melhorar o seu sistema imunológico. Ter um animal em casa e acarinhá-lo durante 18 minutos pode fazer muito bem ao dono do animal porque aumenta a produção de imunoglobulina, anticorpos naturais do organismo contra gripes e resfriados. Os cientistas chegaram a conclusão que um simples toque de um alguém querido no ombro traz um benefício semelhante à saúde.

          De acordo com investigadores, a alegria e o riso provoca a liberação de substâncias químicas no cérebro que melhoram a função imunológica, protegendo o corpo dos micróbios invasores.
O banho de sol por 20 a 30 minutos ao dia, antes das 10h da manhã e depois das 15h, também ajuda o sistema imunológico. Os raios solares estimulam a imunidade da pele e inibem a ação das bactérias. Incluir sopas nutritivas no cardápio também contribui para afastar as bactérias do corpo.

          O alimento preserva a energia dos alimentos e mantém suas propriedades terapêuticas, facilitando a absorção dos nutrientes pelo organismo. A sopa, segundo os estudiosos, ajudará a manter em dia o seu sistema imunológico.


www.meusviralatas.blogspot.com

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

O CAMINHO A DESCOBRIR

Caros seguidores,

  Queríamos desde já pedir sinceras desculpas pela nossa ausência nos últimos dias. Desejamos informar, aos interessados, o que temos planeado nas primeiras semanas deste mês.

  Temos três visitas como primeiras tarefas a realizar.
  A primeira será á instituição “a cerca” que será visitada no próximo sábado, dia 8 do mês de Janeiro. Nesta visita nós temos dois objectivos principais: Levantamento de materiais necessários para a angariação de fundos e entrevista aos voluntários que estão, de momento, a trabalhar no local.
  Está previsto termos como segunda visita, a ida ao oceanário do porto – “Sea Life”- no dia 9, também no mês de Janeiro.
  Por fim, mas não menos importante, iremos dia 15 de Janeiro visitar as instalações do Zoo da Maia. Em todas as actividades referidas, iremos captar vídeos e fotos de modo a enriquecer a futura exposição fotográfica.

  Esperamos não desiludir quer quem segue o nosso projecto, quer quem nos segue como grupo.

Links dos sites, para quem estiver interessado:
Grupo E